Mulheres e Café – Elas estão colhendo café, trabalhando no terreiro, negociando, exportando, degustando profissionalmente, pesquisando cientificamente, etc..
Elas estão em toda parte! No passado, sua presença e importância na cafeicultura brasileira não foram registradas em documentos, contratos e recibos, mas hoje a realidade é outra.
Mulheres e Café – IWCA
A Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil é um capítulo da IWCA (International Women’s Coffee Alliance, em inglês), organização sem fins de lucro que foi criada em 2003 a partir do encontro de mulheres da indústria do café dos Estados Unidos e Canadá com produtoras de café na Nicarágua .
Mulheres e Café no Brasil
Em 2012, após quase dois anos de trabalho voluntário e de intensa mobilização, mulheres de diferentes regiões produtoras do país criaram a Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil, no dia 6 de outubro, por ocasião do 7° Espaço Café Brasil, realizado em São Paulo, com o apoio do SEBRAE.
A IWCA BRASIL – Aliança Internacional das Mulheres do Café é uma rede formada por mulheres envolvidas em toda a cadeia do negócio café – do grão à xícara que:
- constitui um fórum de conexão e troca de experiências e conhecimentos;
- inspira e fortalece as mulheres através do acesso a treinamento, aprendizado e informação;
- defende a redução de barreiras para as mulheres proporcionando acesso a mercados;
- representa as mulheres em instâncias nacionais e internacionais;
- torna visível o papel das mulheres envolvidas no negócio café.
Visão da IWCA
Dar visibilidade às mulheres em toda a cadeia do negócio café.
Missão
- Participar e influenciar nas decisões das políticas cafeeiras;
- Incentivar a permanência no campo, promovendo o desenvolvimento socioambiental;
- Divulgar e valorizar os cafés de qualidade promovendo o desenvolvimento socioambiental, conquistando novos mercados e adicionando valor aos mercados já existentes.