Café e saúde: cafeína, a substância psicoativa mais consumida no mundo, é o ingrediente mais conhecido do café. Os seus efeitos benéficos sobre o corpo humano tem sido pesquisado há décadas, mas logicamente está longe de terminar; aqui vai um pouco do que foi descoberto até o momento.
Lembre-se; é sempre bom consultar o seu médico!
1 – Café aumenta o seu desempenho físico.
Tomar café antes do treino melhora o rendimento porque a cafeína tem efeito estimulante no cérebro, aumentando a disposição e a dedicação para treinar.
Ela atua aumentando a força muscular e diminuindo a fadiga no pós treino, que é a sensação de cansaço e exaustão.
Para atletas e praticantes de atividade física com o hábito de tomar 2 xícaras de café diariamente.
2 – Café ajuda a queimar gordura.
Para queimarmos gordura, primeiro a célula de gordura deve quebrar a gordura e, em seguida, esta deve ser levada para a corrente sanguínea.
Os compostos ativos do café podem ajudar neste processo, aumentando os efeitos de alguns hormônios de queima de gordura.
3 – Café ajuda a se concentrar e ficar alerta.
Ingestão moderada de cafeína (1 a 4 xícaras por dia) melhora a sua agilidade mental.
A cafeína bloqueia a adenosina, uma das substâncias que levam seu corpo a dormir.
4 – Café reduz risco de morte.
Estudo publicado revelou que beber ao menos quatro xícaras de café por dia reduz o risco de morte prematura por doenças cardíacas, cerebrais e diabetes. As informações são do site da revista Times. Os pesquisadores acompanharam 208.500 pessoas ao longo de 30 anos.
Os voluntários tiveram que responder sobre seus hábitos de saúde e alimentares e qual era seu consumo de café. As perguntas eram repetidas a cada quatro anos.
Porém, os resultados não puderam confirmar se o café está diretamente ligado a uma vida mais longa, mas os cientistas afirmaram que seus compostos são conhecidos por ajudar a reduzir a resistência à insulina ou inflamação, o que pode resultar em uma saúde melhor.
5 – Café reduz risco de câncer.
Após diferentes estudos feitos com o café, para observar o seu efeito sobre o câncer, os principais resultados são:
- Câncer de próstata: as substâncias do café afetam o metabolismo da glicose e da insulina, assim como a produção de hormonais sexuais, que são os principais fatores no desenvolvimento deste tipo de câncer. Para reduzir até 60% as chances de ter câncer de próstata é recomendado beber, pelo menos, 6 xícaras de café por dia.
- Câncer de mama: o café altera o metabolismo de alguns hormônios femininos, eliminando produtos cancerígenos. Além disso, a caféina parece dificultar o crescimento de células cancerígenas na mama. A maioria dos resultados foram encontrados em mulheres que tomam mais de 3 xícaras de café por dia.
- Câncer de pele: em diferentes estudos o café está diretamente relacionado com a diminuição do risco de desenvolcer melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. Quanto maior a ingestão de café, menores parecem ser as chances de ter câncer na pele.
- Câncer de cólon: neste tipo, o café melhora as chances de cura em pacientes que já desenvolveram o câncer e evita que os tumores voltem a surgir após o tratamento. Para obter estes benefícios deve-se ingerir, pelo menos, 2 xícaras de café por dia.
Independentemente do tipo de câncer, o café não é uma substância com eficácia completamente comprovada, sendo que o seu efeito é muito reduzido quando existem outros fatores de risco como ter histórico de câncer na família, ser fumante ou consumir bebidas alcoólicas em excesso. Consulte um médico!
6 – Café reduz risco de derrame.
Café pode ajudar a reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
A pesquisa mostrou, por exemplo, que beber uma xícara de café por dia já é suficiente para diminuir em 20% a chance de derrame cerebral.
O trabalho completo foi publicado no periódico Stroke da Associação Americana do Coração.
7 – Café reduz o risco de doença de Parkinson.
Isso é o que sugere estudo realizado pela Universidade do Porto, em Portugal.
Os pesquisadores concluíram que a ingestão diária de duas a três xícaras da bebida pode diminuir em 25% o risco de desenvolver a doença de Parkinson.
As mulheres são menos beneficiadas, têm o risco reduzido em apenas 14%.
8 – Café protege seu corpo.
Esse poder do café foi descoberto pelo químico Silvio José Valadão, que dá aulas na graduação em Engenharia Química e pós-graduação em Sustentabilidade na Universidade Santa Cecília (Unisanta).
Ele ficou três anos estudando a composição do café e descobriu que a bebida era capaz de aumentar o número de enzimas que combatem os radicais livres, substâncias agressivas que começam a atacar todas as moléculas sadias e causar doenças sérias como câncer, alzheimer, parkinson, catarata e diabetes.
9 – Café pode reduzir risco de diabetes do tipo II.
Aumentar em uma xícara e meia o consumo de café em um período de quatro anos ajuda a reduzir em 11% o risco de diabetes, revelou estudo publicado na revista “Diabetologia”, da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes.
10 – Café melhora o humor e ajuda a combater a depressão.
O consumo diário de 4 xícaras de café pode ajudar a prevenir a depressão e o suicídio, segundo estudos efetuados em mais de 200.000 pessoas, por um período de dez anos, por dois grandes centros de pesquisa nos Estados Unidos (Califórnia e Boston), dados obtidos a partir dos anos 80 entre jovens escolares brasileiros (ABIC).