No início de 1900, Melissa Bentz, uma dona de casa alemã que andava cansada de lavar os coadores de pano, resolveu dobrar um pedaço de papel borrão, colocar o pó de café e derramar a água sobre ele, criando assim o primeiro filtro de café de papel.
O coador de pano é a forma de preparo mais tradicional; o café fica mais encorpado, já que os poros do coador de pano são mais abertos que os do filtro de papel. O coador também pode ser utilizado várias vezes, até ser preciso trocá-lo.
Também são necessários certos cuidados na preservação do coador de pano, para que ele não prejudique o sabor final do café. Um deles está em mantê-lo guardado num recipiente fechado, com água filtrada e dentro da geladeira.
Hoje, o filtro de papel é o método favorito de se fazer café para quem não gosta ou não tem muito tempo para lavar louça e para aqueles que simplesmente buscam praticidade e rapidez.
O filtro de papel além de prático, possui trama fechada e apresenta maior retenção na filtragem. O resultado é um café mais brilhante e menos encorpado, se comparado, na mesma proporção, com o preparado no coador.
O filtro de café de papel é perfeitamente seguro e não há necessidade de mudança, se este já for o seu preferido. Se não está usando ainda, agora sabe que é uma ótima opção para o dia a dia.
O mais importante é comprar um filtro de papel de qualidade, com tamanho adequado para o seu propósito e claro, um ótimo café.
O bom café não é apenas aquele tirado na máquina de expresso ou no coador de pano. Em casa, com o coador de papel, é possível fazer um ótimo café. Siga as dicas de quem entende do assunto, a ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café).
Como preparar o café no filtro de papel
…
01 – Use cafés com moagem média ou fina.
02 – Utilize uma medida padrão para a quantidade de pó. Recomenda-se de 80 g a 100 g de pó (cinco a seis colheres de sopa) para um litro de bebida. É bom experimentar até acertar o ponto que mais lhe agrada.
03 – Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte nem aperte a camada de café.
04 – A água utilizada deve ser pura e limpa. Use sempre água filtrada ou mineral para preparar o café.
05 – Imediatamente antes da fervura (90º C), despeje a água sobre o pó, umedecendo-o todo. Mas não ponha toda a água de uma vez. Comece molhando o pó de café das beiradas para o centro do coador. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro. Não use colher para misturar.
06 – Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café. Entretanto não exceda 4 a 6 minutos, para que a extração excessiva não torne o café amargo.
07 – Para um café bem quente, escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café.
08 – Não passe a bebida novamente pelo café esgotado porque ela ficará amarga e com sabor desagradável.
09 – A preparação em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de café e as mesmas medidas. Para fazer quantidades grandes (mais de 12 xícaras pequenas), o longo tempo de preparo pode resultar em sabor amargo. Se precisar, faça menos xícaras por vez.