França e Croácia chegaram na final da Copa do Mundo em 2018, na Rússia. Nada melhor que conhecer um pouco de cada cultura quando se fala também de café.
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e, apesar das diferenças cutlurais, parece que o café expresso domina a preferência dos consumidores em cafeterias.
Croácia X França, os cafés campeões da copa do mundo
1 – A cultura do café na Croácia
Os croatas adoram o café. Lá há ruas inteiras repletas de bares e cafés.
A cultura do café na Croácia é distinta. Não é italiano, não é turco, nem austro-húngaro. Em vez disso, é uma mistura eclética dos três.
Os otomanos tinham uma longa história de tentar conquistar a região, remontando a 1443. Na verdade, eles passaram mais de 100 anos lutando contra os antecessores da Croácia moderna.
Essas numerosas tentativas levaram à introdução do café turco e, com ele, o prolongado ritual social de falar, fofocar ou fazer negócios bebendo café.
Hoje, o método turco (foto) ainda é a maneira preferida de aproveitar o café em casas croatas, especialmente quando os visitantes chegam.
O café tradicional preferido é um torrado médio 100% arábica, super finamente moído, da região mineira do Brasil.
A influência mais recente na cultura do café na Croácia é o expresso italiano. No entanto, não foi apenas a cultura cafeeira croata que mudou; a cultura expresso italiana também teve que se adaptar.
Os italianos podem beber café expresso rapidamente, mas os croatas, com sua longa história de transformar o café em um evento, não iriam adotar isso.
Eles mantiveram seu próprio prazer de tomar café com amigos, parceiros e colegas; por prazer e para negócios. Dizer “vamos tomar café” na Croácia significa muito mais do que apenas tomar café.
Receitas de Café Croatas
Na Croácia, em cafeterias, todo o café começa com uma base de café expresso, mas existem algumas variações com leite; conheça as mais comuns:
- Bijela kava – Um café branco simples com muito leite morno.
- Veliki Macchiato – Um dose de café expresso com leite espumoso quente.
- Mali Macchiato – Uma dose de café expresso com uma pitada de leite espumoso.
- Cappucino – Uma dose de café expresso com muita espuma de leite e chocolate em pó no topo.
2 – A cultura do café na França
Quando falamos da cultura do café na França, logo nos vêm à mente a imagem de intelectuais reunidos, debatendo ideias liberais entre cigarros e xícaras, não é mesmo?
Pois essa imagem representa fielmente o que acontecia no famoso Café Procope, inaugurado em 1686 pelo italiano Francesco Procópio dei Coltelli.
O Café Procope é o mais antigo café de Pari, e um dos mais ilustres estabelecimentos da Cidade Luz ainda em atividade. Localizado a poucos passos do badalado Boulevard Saint-Germain.
Ele é o protótipo original da café literário europeu, e deve seu sucesso mais às personalidades revolucionárias que frequentavam a casa que ao gosto dos parisienses pela bebida à época.
Uma vez que o café caiu nas graças dos intelectuais franceses mais influentes da época (falamos aqui de nomes como Voltaire, Diderot e Verlaine), não demorou até que o cidadão comum “descobrisse” a nova bebida e a consumisse cada vez mais.
Na França, ainda hoje aprecia-se muito o expresso puro, em doses curtas e feito a partir de grãos moídos na hora, que resultam em qualidade e sabor superiores.
Os parisienses costumam tomar a bebida no desjejum ou à tarde, acompanhando uma das famosas pâtisseries francesas e observando o ir e vir das pessoas nas ruas e bulevares da cidade.
Receita de Café Francês
Ingredientes:
- 2 xícaras de café forte Ouro Negro
- 1 xícara de leite
- 400 ml de creme de leite
- 100 ml de licor de cacau
- 100 ml de licor de creme
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Chantilly
- 5 cravos
- Canela em pó
Modo de Preparo:
- Ferva o leite com os cravos.
- Adicone o café e o açúcar e misture.
- Adicione o creme de leite, os licores e misture bem.
- Coloque até a metade das xícaras.
- Coloque o chantilly e polvilhe com a canela.
- Sirva em seguida.
- Fundada em 1963, a empresa CAFÉ OURO NEGRO DO TRIÂNGULO está localizada em Araguari – MG .
- É administrada por uma tradicional família mineira.
- Araguari é considerada região produtora do melhor café em grãos do Brasil.
- O café Arábica é um dos mais cultivados no mundo e o mais cultivado no Brasil.
- Cerca de 87% de todo café produzido no Brasil é o café arábica.