Café emagrece de verdade? Confira a quantidade e como beber.
Um bom café 100% arábica, além de ser uma delícia, é a principal fonte da cafeína, substância que estimula a termogênese, que acelera o metabolismo, ajudando assim no processo de emagrecimento.
Além disso, o café dá aquela disposição que precisamos parar tirar a sonolência pela manhã ou depois do almoço.
A cafeína tem a capacidade de estimular a lipólise (quebra das moléculas de gordura no organismo).
Isso faz com que a gordura fique mais disponível e o organismo passa a utilizá-la como fonte de energia para ser queimada durante a atividade física.
Podemos concluir que a cafeína melhora o desempenho esportivo e seu consumo pode contribuir para o emagrecimento quando aliado à prática de exercícios regulares.
Para eliminar calorias, não basta tomar café
Comer os alimentos certos antes e depois da atividade física é essencial para emagrecer com saúde e melhorar o rendimento do treino.
Além da cafeína, os grãos contêm antioxidantes, inibe as inflamações e, portanto, reduz o risco de doenças cardiovasculares e outras doenças inflamatórias prolongadas.
Também possui atividade antibacteriana e antiviral, além de conter a vitamina B3 e reduz a sensação de fadiga durante o exercício, melhorando o rendimento.
Estudos também revelam que o consumo diário e moderado do café contribui na prevenção de várias doenças, como a diabetes do adulto, o câncer de cólon, fígado e mama, doença de Parkinson entre outras.
Entre as principais ações do café estão o estímulo do sistema nervoso central, do músculo cardíaco e o relaxamento da musculatura lisa, presente nos vasos sanguíneos, bexiga e trato intestinal.
O café também é rico em minerais, como cálcio, potássio, ferro, zinco, magnésio e antioxidantes.
A boa notícia é que os benefícios do café também estão em seu aroma, que tem efeito poderoso nas áreas do cérebro relacionadas ao prazer.
Café emagrece se for sem açúcar
Uma dica importante para curtir os benefícios do café é não exagerar na dose e também consumir sem adoçar.
As grandes quantidades de cafeína podem aumentar o nível de cortisol, o hormônio do estresse, o que pode estar ligado ao ganho de peso, ou seja, causando o efeito oposto do esperado.
Além de consumir uma quantidade exagerada de açúcar/adoçante durante o dia, o que pode prejudicar o processo de emagrecimento e levar a alguns problemas, como a diabetes.
Quantidade ideal de café por dia
Por isso é aconselhável consumir, no máximo, de três a quatro xícaras por dia. Essa dose é suficiente para auxiliar no emagrecimento.
Tente também consumir puro, para que você possa curtir o sabor e os benefícios da bebida.
O café possui contraindicações para pessoas com alterações gástricas (gastrite, úlcera péptica), insônia, agitação psicomotora, taquicardia e taquiarritmias.
E atenção, seu consumo deve ser reduzido no período da noite, de preferência não tomar, para não afastar o sono.