10 receitas caseiras que combinam com família e com café, doces e salgadas

10 receitas caseiras que combinam com família e com café, é para quem adora variar o café, doces e quitandas caseiras. São receitas ótimas para deixar o seu café da manhã ou lanche da tarde ainda mais deliciosos!  Confira e bom apetite!

 

1 – Broinha de Fubá de Canjica 

 

 

Esta receita de Broinha de fubá de canjica do tempo dos nossos bisavós é muito usada porque geralmente na roça não tem pão de padaria todo dia.

E quando a gente senta para tomar um bom café passado na hora,  de manhã ou entre uma prosa e outra, é comum a gente sentir o cheiro de coisa boa sendo assada no fogão.

É sempre uma surpresa para o olfato e o paladar. Mais tradicional impossível.

É claro que você não precisa esta na roça para fazer. Confira a receita!

 


2 – Empadinha caseira de queijo de liquidificador

 

Normalmente consiste numa “caixa” de massa de farinha de trigo com um recheio, muitas vezes uma tampa da mesma massa, e se assam no forno.

Provavelmente tem origem nos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos, com forte influência medieval.

No século XIX os pastelões pequenos eram conhecidos como “empadas de caixa”.

Uma outra razão do sucesso das empadas e empadões era de que serviam como refeições para os seguidores da Igreja Católica nos dias de abstinência de consumo de carne de vaca ou suína.

Em Portugal, as empadas de frango são hoje as mais populares, sendo possível encontrá-las na maior parte dos cafés e pastelarias, assim como em supermercados.

Nos Estados Unidos da América pode-se encontrar uma empada de frango, chamada “chicken pie”, e na Inglaterra encontra-se uma empada de frango e cogumelos; é a famosa Melton Mowbray Pie, recheada com carne de porco picada e colágeno.

 


3 – Cannoli Italiano doce frito com massa de pastel

 

 

 

Como fazer um delicioso Cannoli Italiano Doce sem a preocupação com a massa?

Descobrimos uma receita perfeita; feita com massa de pastel, dessas que compramos pronta, que vai facilitar a sua vida.

Os Cannoli (no singular em italiano Cannolo e em siciliano Cannolu) são uma sobremesa proveniente da Sicília que consiste em uma massa doce frita em formato de tubo, recheada com creme de ricota.

Os Cannoli são bem populares na cozinha italiana e nos Estados Unidos.

 

 


4 – Pão integral caseiro com nozes e passas

 

O pão integral já conquistou uma legião de fãs por todo país por conta da massa rica em fibras, vitaminas e minerais.

Ao optar pelo pão integral, o corpo ganha benefícios incontáveis, porque este tipo de pão tem menos açúcares e gorduras, o que ajuda na função intestinal e aumenta a sensação de saciedade após a refeição.

Esta receita de pão integral  tem o sabor terroso das nozes e da farinha integral, com o leve adocicado das passas. Casca crocante e leve na medida de um pão com farinha integral.

 


 

5 – Kanelbullar com cardamomo e canela

 

 

O seu nome significa, em Português, “bolo de canela”, embora exista um bolo equivalente conhecido como “caracol”, já que tem uma forma em espiral.

Ele surgiu em uma época que existia escassez de ingredientes, em consequência da primeira guerra mundial.

Um pouco sobre o Cardamomo

Pouco conhecido no Brasil, o cardamomo é uma especiaria tradicionalmente usada na culinária e na medicina tradicional asiática.

Pertencente à mesma família do gengibre, a semente desta planta, de folhas grandes e flores brancas, já era mascada pelos egípcios na antiguidade, para refrescar o hálito e limpar os dentes.

O cardamomo contém, principalmente, carboidratos e fibras alimentares, além de gorduras e minerais, como o sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio, vitaminas A, B e C.

Dentre as ações desta especiaria estão o seu efeito diurético, expectorante, laxante, antisséptico e descongestionante.

 


 

6 – Bolachas de Canela com Açúcar Mascavo

 

 

Bolachas de Canela com Açúcar Mascavo além de deliciosas e ótimas para acompanhar um bom café, deixam um cheiro agradável pela casa.

Esta receita, feita com ovos e amido rede 70 unidades. Experimente e conte-nos o que achou!

 

 


 

7 – Receita de Berliner, Bola de Berlim ou Sonho

Combina com café – Receita de Berliner, Bola de Berlim ou Sonho

Receita de Berliner, Bola de Berlim ou Sonho: conta-se que por volta de 1756, quando a Prússia estava prestes a ser invadida, Frederico, o Grande, recrutou todas as pessoas disponíveis para defender Berlim.

Um jovem ajudante de padeiro foi selecionado para ajudar na artilharia trabalhando com as balas dos canhões. Depois de um certo tempo recebendo treinamento e não mostrando talento para a guerra, o jovem foi afastado do batalhão, voltando a trabalhar como ajudante de padeiro.

Inspirado pelo seu treinamento de guerra ele decidiu criar uma nova receita, fritando bolas de massa fermentada ao invés de forneá-las, como era o convencional. Dessa mudança nasceu o sonho, chamado de Berliner, em referência a cidade.

Os Berliners (ou Bola de Berlim) se espalharam por todos os continentes. Nos Estados Unidos, com um furo no meio, recebeu o nome de Donut; no Brasil foi batizado poeticamente como “sonho”, palavra que descreve muito bem a combinação entre a massa e o saboroso recheio.

A Bola de Berlim é um bolo tradicional de Portugal, semelhante à Berliner alemã. Ao contrário desta, normalmente recheada com doces vermelhos (morango, framboesa etc.), é recheada com um doce amarelo chamado creme pasteleiro.

O recheio é colocado através de um golpe lateral, sendo sempre visível. As Bolas de Berlim são fritas e polvilhadas com açúcar, antes de serem recheadas com o creme pasteleiro.

As suas congêneres alemãs têm um diâmetro um pouco menor e são normalmente polvilhadas com açúcar mais fino.

Em Portugal, é possível encontrar bolas de Berlim na maioria das pastelarias, que, por vezes, também as apresentam sem recheio.

 


 

8 – Receita de Pretzels macios caseiros

 

Mesmo que você tenha habilidade zero na cozinha, com esta receita você será capaz de fazer Pretzels macios e gostosos.

Você precisará de ingredientes simples e fáceis de serem encontrados: água quente, fermento em pó, manteiga, açúcar mascavo, sal e farinha.

Você pode misturar os ingredientes da maneira que quiser, não havendo necessidade de Mixer ou qualquer outro equipamento.

Esta massa também não precisa descansar por muito tempo, o que é uma grande vantagem.

Para acompanhar, você pode usar queijo cheddar, requeijão ou alguma outra pasta de sua preferência.

Pretzel ou Bretzel

Nas versões salgada ou doce, o Pretzel (ou Bretzel, em alemão), é um pão macio que tem na sua receita original, basicamente, uma mistura da farinha de trigo, água e fermento.

É muito apreciado, principalmente no sul da Alemanha e partes de países vizinhos.

Na verdade, é muito mais que isso, o Pretzel representa uma tradição muito forte dentro da cultura, da religião e da história dos alemães. Em outros países, como Estados Unidos e Brasil, ganharam crocância e recheios.

 


 

9 – Receita de Bolo de Café e Chocolate

 

 

 

Simples, é uma delícia e pode ser servido a qualquer hora do dia. Experimente no café da tarde, acompanhado de um cappuccino.

Confira a receita: Bolo de Café e Chocolate.

 


 

10 – Receita Fácil de Palha Italiana com Café

 

Receita fácil de Palha Italiana com Café

 

 

A Palha Italiana é um doce feito com o recheio de brigadeiro e biscoito triturado. Tem origem controversa, pois diferente do que é imaginado sua origem não é nem portuguesa nem italiana, mas sim brasileira.

É um doce genuinamente brasileiro e sua provável origem está no sul do país, onde nasceu o brigadeiro, doce que assim como a palha é feito basicamente de leite condensado, manteiga e chocolate.

A palha, diferentemente do brigadeiro, sofreu influencia da culinária portuguesa e italiana por uma questão histórica, devido aos imigrantes italianos e portugueses que para o sul do Brasil vieram.

A origem do nome “Palha” acredita-se ter recebido influencia do doce Salaminho de chocolate, que é um doce português o qual em sua receita além do biscoito Maria temos amêndoas sem pele, ou seja, sem palha.

No processo de preparação do doce, quando a amêndoa é torrada e friccionada solta a sua palha, marcando assim o nome do doce o qual influenciou. Acredita-se também que a parte “Italiana” do nome é devido a comunidade italiana que vive no sul.